Como usar as curvas de segmentação de produtos?
O Supply Chain Planning, ou traduzindo, o Planejamento da Cadeia de Suprimentos vem se tornando cada vez mais complexo e crítico para as indústrias. Neste artigo, você terá a oportunidade de se aprofundar neste assunto.
Uma das etapas contidas no SCP (Supply Chain Planning) é o Planejamento de Inventário, ou o Planejamento de Estoques, processo totalmente atrelado ao nível de serviço e responsividade que queremos da operação e, objetivamente, trata-se de uma visão completa e atualizada do estoque.
Gerenciar estoques é um desafio constante nas indústrias uma vez que envolve variados fatores com características totalmente diferentes. A maneira mais certeira que de se realizar esta gestão é utilizar-se de métodos de categorização de estoques com vistas a reduzir os custos e otimizar os resultados empresariais.
A classificação dos estoques, segundo Gasnier (2002)traduz-se num processo de categorização de forma sistemática a priorizar, por meio da estratificação da população por classes, diferentes tratamentos (Método de Pareto).
Ao categorizar os estoques levamos em conta três atributos:
1. Abrangência
2. Flexibilidade
3. Praticidade
Tendo em vista os atributos essenciais da categorização podemos contar com diversas formas de realizar esta classificação. São as chamadas CURVAS DE SEGMENTAÇÃO DE PRODUTOS. Abaixo, compilamos as principais curvas utilizadas bem como as vantagens e limitações de cada uma.
CURVA ABC
A curva ABC classifica os grupos de produtos conforme o faturamento que representam. 20% dos produtos que tem mais saída representam 80% do faturamento e, portanto, ocupam a coluna A. Outros 30% dos produtos ocupam a coluna B e representam juntos 10% do faturamento. Os 50% finais, se encontram na coluna C e, também juntos, somam 10% do faturamento.
Vantagens:
· Fácil implementação
· Método simples
· Flexível (podem ser inseridas mais classes como D, E, F, etc)
Limitações:
· Demanda revisão periódica
· Necessita de apoio de outras áreas(financeiro)
CURVA XYZ
A curva XYZ classifica os grupos de produtos com base na criticidade, ou seja, o impacto que a falta desses itens poderá causar para a organização. N grupo X, vão os produtos de menor criticidade que, se faltarem não paralisam as atividades e podem ser facilmente substituídos. No grupo Y, são alocados os produtos de média criticidade, aqueles necessários à realização das atividades, mas que ainda encontram substitutos disponíveis. Já no grupo Z temos os produtos vitais que, caso faltem, interrompem as operações e não há possibilidade de substituição.
Vantagens:
· Focada no ponto de vista do cliente
· Auxilia no processo de tomada de decisão de compra de estoque
Limitações:
· Método sujeito à subjetividade (qualitativo)
· Dificuldade em determinar critérios de avaliação objetivos
· Necessita de apoio de outras áreas ou até mesmo da formação de uma comissão
CURVA 123
A curva 123 classifica os grupos de produtos conforme a dificuldade – ou não, em adquiri-los. No grupo 1, os itens com aquisição mais complexa (Ex: importados). No grupo 2, os itens de difícil aquisição, mas com menos fatores em relação ao grupo 1. E no grupo 3, os materiais de fácil obtenção no mercado.
Vantagens:
· Oferece visão de prioridade de aquisição
· Pode oferecer mais qualidade ao processo de compra
Limitações:
· Método sujeito à subjetividade (qualitativo)
· Demanda revisão periódica
· Bastante suscetível a fatores externos
CURVA PQR
A curva PQR classifica os grupos de produtos conforme sua popularidade, ou seja, a frequência de uso dos itens em um determinado período. No grupo P, temos os produtos mais utilizados. No grupo Q, os produtos com frequência de uso mediana e no grupo R, os produtos menos populares.
Vantagens:
· Oferece visão sobre quantidades de aquisição a serem realizadas
· Oferece insights se algum produto (ou grupo de produtos) se encontra em obsolescência ou com uso excessivo
Limitações:
· Demanda revisão periódica
· Focada apenas no processo operacional
Agora que você já sabe o que são e quais as vantagens e desvantagens de cada uma das principais curvas de segmentação de produtos, pode se utilizar da estratégia para pensar melhor na gestão de seus estoques trazendo mais inteligência para suas operações de Supply Chain Planning.
O NPlan é uma plataforma de planejamento avançado decenários para indústrias de manufatura e cadeia de suprimentos complexa. Um de seus módulos é justamente o "nPlan for Inventory” ou seja, a tecnologia nPlan a favor do planejamento de estoques.
Conheça mais sobre o NPlan. Acesse a página da tecnologia em nosso site e solicite agora mesmo sua demonstração grátis!