Cobertura de Estoque: o que é, sua importância e como calcular
A cobertura de estoque é uma medida utilizada no Supply Chain que indica o prazo, geralmente expresso em dias, que uma empresa consegue atender a demanda do cliente com o estoque disponível em seu estoque. Assim, é necessário buscar uma alta taxa de cobertura de estoque para ter a máxima disponibilidade de estoque sem recorrer à reposição de estoque.Porém, se sua empresa tiver excesso de estoque em comparação com a demanda normal, isso pode aumentar os custos de armazenamento e complicar o gerenciamento de estoque. Além disso, no setor alimentício, o excesso de estoque pode fazer com que os produtos percam suas propriedades se armazenados por um longo período de tempo.
Como calcular?
Para calcular esse indicador de desempenho, você divide a quantidade de estoque estocado em suas instalações por suas vendas médias em um determinado período.Cobertura de estoque = Estoque / média de vendasQuanto menor o resultado, maior a chance da falta de produtos da empresa. Como exemplo, podemos falar de uma empresa que vende 10 portas por dia. Se o volume de estoque atual for de 40 portas, a taxa de cobertura de estoque será:40/10 = 4 Como resultado, temos 4, então o negócio tem uma cobertura de estoque de 4 dias de portas com a demanda média atual. Assim, com seu estoque disponível, essa empresa pode atender pedidos por 4 dias.Podemos também utilizar a previsão de vendas (forecasting) para calcular a cobertura de estoques projetada. Porém, a maneira de cálculo muda. Temos que pegar o dia no qual o estoque seria insuficiente para atender a demanda. Seguindo o exemplo acima, temos 40 portas em estoque, e a previsão de vendas é de 18 portas no dia 1, 2 portas no dia 2, 20 portas no dia 3 e 2 portas no dia 4. Sendo assim, a marca de 40 portas vendidas já é atingida no dia 3.
Qual a importância?
Esse indicador é muito importante para avaliar a saúde dos estoques da empresa. Não existe um valor referência que consiga definir se a cobertura de estoque está alta ou baixa. Muito disso depende da estratégia de Supply Chain da empresa. Por exemplo, caso ela queria ter uma entrega muito alta, provavelmente terá uma cobertura maior. Porém, se ela preferir ter um menor capital empregado na operação, provavelmente terá que ter uma cobertura menor.
Como implementar a Cobertura de Estoque?
Na implantação de um projeto de Advanced Planning, é comum utilizarmos esse indicador para calcular o quanto que devemos produzir para estar dentro da meta de cobertura. Digamos que a empresa queira manter 10 dias de cobertura para os produtos X,Y e Z. Para esses produtos, o plano mestre de produção irá calcular as quantidades necessárias para produzir no período para atingir a meta de 10 dias de cobertura.